Outras sete iniciativas foram apresentadas aos integrantes do comitê diretivo. Uma deles é o Programa da Rede São Paulo de Formação Docente, formado por 16 cursos de especialização a serem realizados pelas três universidades públicas estaduais.
A iniciativa da Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Ensino Superior deve atingir, em três etapas, cerca de 180 mil professores e gestores da rede estadual de ensino, com uma oferta inicial de 60 mil vagas.
Durante a reunião da Secretaria da Educação também foram exibidos trechos de programas-aula que estão sendo apresentados desde 9 de março, experimentalmente, pelo canal digital exclusivo da Univesp TV, da Fundação Padre Anchieta, também parceira e integrante do programa.
O curso de Pedagogia, a ser ministrado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), oferecerá formação em nível superior para professores em exercício que queiram se habilitar ao exercício da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
Serão 5 mil vagas, divididas em turmas de 50 alunos com atividades presenciais em dois dias por semana. Tem carga de 3.390 horas e será desenvolvido em 70 polos no Estado.
O curso de Licenciatura em Ciências, desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), terá 2.835 horas e se destina a quem tem diploma do ensino médio e quer se graduar para o exercício de atividade docente de 5ª a 8ª séries. Deverá garantir a formação de um profissional que tenha compreensão abrangente e integrada das ciências naturais, de forma a propiciar o reconhecimento do sentido histórico da ciência e da tecnologia.
Serão 360 vagas – 90 vagas em cada um dos quatro diferentes polos de apoio presencial nos campi da USP em São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos e Piracicaba.
O curso de especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola terá 336 vagas, 456 horas e se dirige a professores em exercício na educação básica no estado. Também desenvolvido pela USP, pretende dar instrumentos para que o professor promova no cotidiano das escolas ações de formação ética que visem à cidadania e ao respeito à diversidade humana, com foco em temas de saúde.
O curso adota a metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Será desenvolvido inicialmente com sete turmas de 48 alunos, em quatro polos de apoio presencial em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos.
O comitê diretivo do programa Univesp é constituído por: Carlos Vogt (presidente), secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo; Nina Beatriz Stocco Ranieri, secretária-adjunta da Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo; os reitores da USP, Suely Vilela, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Tadeu Jorge, e da Unesp, Herman Jacobus Cornelis Voorwald; Maria Helena Guimarães de Castro, secretária da Educação; Laura Laganá, superintendente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, representando Celso Lafer, presidente da Fundação; Paulo Markun, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, e Mônica Teixeira, coordenadora da Univesp TV; Sheila Zambello de Pinho, pró-reitora de Graduação da Unesp; Vera Lúcia Cabral Costa, da Fundação de Desenvolvimento Administrativo; Neide Cruz, da Imprensa Oficial; Maria Alice Pereira, da Secretaria da Educação; João Cardoso Palma Filho, da Unesp; José Armando Valente e Vera Solferini, da Unicamp; Sonia Teresinha de Souza Penin e Gil da Costa Marques, da USP; e Fernanda Montenegro de Menezes, Antonio Felix Duarte, Claudio Falcone, Helena do Carmo Antunes, Jocimar Archangelo e Waldomiro Loyolla, da Secretaria de Ensino Superior.
Univesp instala comitê diretivo
Agência FAPESP: http://agencia.fapesp.orgMais informações: www.ensinosuperior.sp.gov.br
Clique no botão abaixo e adicione o Desabafaki aos seus favoritos!
Valeu galera!
0 comentários:
Postar um comentário
Sua visita é sempre bem-vinda! Obrigado :-)