ONU divulga estudos que comprovam que a temperatura da Terra subirá, e com esse aquecimento do clima trará grandes mudanças em nosso Planeta: derretimento das calotas polares, tufões, prováveis tsunamis, elevação das marés, enfim, grandes desastres naturais certamente virão. Ainda há tempo para amenizar esses efeitos devastadores da verdadeira guerra que o homem trava com a natureza, basta vontade e imposição de leis mais rigorosas contra os que poluem o ar, desmatam as florestas, indendeiam o campo, entre tantas outras agressões ao meio ambiente. Leia, abaixo, matéria completa.

Até o final do século, a temperatura da Terra deverá subir entre 1,8ºC e 4ºC, o que aumentaria a intensidade de tufões, secas, derretimento das massas de gelo e demais fenômenos da natureza decorrentes das mudanças climáticas no planeta. Essa é uma das conclusões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme o relatório do IPCC, o derretimento das camadas polares poderá fazer com que os oceanos se elevem entre 18 cm e 58 cm até 2100, fazendo desaparecer pequenas ilhas e obrigando milhares de pessoas a engrossar o fluxo dos chamados “refugiados ambientais” – pessoas obrigadas a deixar o local onde vivem em conseqüência do meio ambiente. A estimativa do IPCC é de que mais de um bilhão de pessoas poderiam ficar sem água potável por conta do derretimento do gelo no topo de cordilheiras importantes, como Himalaia e Andes.

A temperatura média da Terra gira em torno de 15ºC, e atinge esse patamar devido a gases como o dióxido de carbono, o metano e o vapor d’água na atmosfera, que formam uma camada para aprisionar parte do calor do sol. Se não existissem esses gases, a Terra seria um ambiente gelado, com temperatura média negativa de 17ºC. Esse fenômeno é conhecido como efeito estufa e proporciona à Terra grande diversidade de vida. Mas, segundo o Greenpeace, depois da revolução industrial, o carbono começou a ser usado intensamente para gerar energia, a partir do estoque de carvão mineral, petróleo e gás natural.

As florestas – grandes depósitos de carbono – passaram a ser destruídas e queimadas com maior intensidade, resultando no despejo de grandes quantidades de dióxido de carbono, metano e outros gases na atmosfera. Esse fato tornou a camada que retém o calor mais espessa, intensificando o efeito estufa, e o planeta já mostra sinais de aquecimento, considerado o maior desafio ambiental do século 21.

Somente no último século, segundo o Greenpece, a temperatura da Terra aumentou em 0,7ºC, provocando mudanças climáticas em todo o planeta. O resultado é o derretimento das massas de gelo e o conseqüente aumento do nível do mar, o que ameaça ilhas oceânicas e zonas costeiras. Furacões, tufões e ciclones ficaram mais intensos e destrutivos. As temperaturas mínimas ficam mais altas e as enxurradas e secas mais fortes, ameaçando a vida na Terra.
Após estudos de cientistas sobre o tema, a conclusão é de que o homem é o principal responsável pelo problema e precisa encontrar soluções para evitar grandes catástrofes. Para o IPCC, os países poderiam diminuir os efeitos maléficos do aquecimento global estabilizando em um patamar razoável as emissões de carbono até 2030. Tais ações custariam cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.


Temperatura da Terra pode subir até 4ºC no final do século
Helena Daltro Pontual/Agência Senado
www.senado.gov.br/Agencia/

3 comentários:

  1. As pessoas não se dão conta de que não estão sós neste planeta, nem que esse mundo é só para elas. Há um egoísmo incrível em cada um de nós, porque não vamos deixar quase nada para os nossos descendentes. E pensar que podemos fazer nossa parte, que é tão pouco.
    Pensem bem, somos milhões de pessoas, não uma única! Cada qual fazendo seu papel, pode determinar se queremos continuar destruindo nossa casa chamada Terra, ou podemos formar um exército de trabalhadores pela Terra!
    A opção é de cada um, mas afetará a todos os outros!
    Excelentes postagens!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Pode me acrescentar como um soldado pela Natureza.
    []s

    ResponderExcluir
  3. Marcos J. G.

    Vamos salvar nosso planeta, fazendo nossa parte como verdadeiros seres humanos.
    Acho que ninguém quer abrir mão do conforto em sair de carro, ou de consumir tudo já pronto. Claro! Tudo tem seu preço, consumindo por ex: enlatados estamos colaboramos na produção de lixo, e de industrias poluirem mais.
    Mas a grande parte do impacto ambiental também é o desmatamento, por que então nós mesmos não podemos plantar nossa árvore!, ter nossa horta! Afinal iriamos eliminar parte do consumo de produtos industrializados, separação do lixo tambem fator importante. E fazendo parte dos membros de ONGs em favor a natureza, todos devemos pensar seriamente nisso, a Terra precisa de nós pois somos natureza como ela, quando as coisas começarem a piorar todos irão querer fazer algo, mas ai infelizmente já acredito que não vai ter como fazer nada.

    ResponderExcluir

Sua visita é sempre bem-vinda! Obrigado :-)