A calvície pode estar com os dias contados, cientistas japoneses descobrem que um gene, o sox21 pode ser o responsável pela manutenção do crescimento normal dos cabelos. Fica a expectativa para milhões de pessoas com problemas genéticos de calvície que este estudo possa avançar rumo ao tratamento definitivo da causa da perda de cabelos. A seguir a matéria, da Agência FAPESP.

Um grupo de pesquisadores japoneses descobriu um mecanismo genético que leva à perda de pelos em camundongos e sugere que o mesmo processo possa ser responsável pela queda de cabelo em humanos.

O estudo será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Normalmente, os cabelos passam por ciclos que envolvem as fases de crescimento, repouso e queda, com a regeneração periódica dos folículos pilosos por meio da diferenciação de células-tronco.

Yumiko Saga, do Instituto Nacional de Genética, do Japão, e colegas observaram que camundongos sem o gene sox21 apresentam perda progressiva de pêlos da cabeça à cauda, resultando em alopecia permanente.

De acordo com o estudo, o gene ajudaria a regular a síntese de queratina, a proteína fibrosa comum na epiderme e principal constituinte do cabelo, unhas e pelos.

Os pesquisadores verificaram que camundongos modificados geneticamente para não ter o sox21 apresentaram número reduzido de tais proteínas em comparação com animais com níveis normais do gene.

Os camundongos geneticamente modificados também apresentaram maiores glândulas sebáceas em torno do folículo piloso e uma camada mais grossa de células epiteliais durante o período de queda dos pelos.

Segundo os autores do estudo, o gene sox21 deve estar envolvido com a diferenciação de células-tronco que formam a camada mais externa dos fios.

Ao examinar amostras de pele humana, eles confirmaram a elevada expressão do gene na camada mais externa dos fios. Para os pesquisadores, isso seria um indicador de que o sox21 poderia ser responsável pela perda de cabelo em humanos, mas destacam que novos estudos são necessários para comprovar essa relação.

O artigo The disruption of sox21-mediated hair shaft cuticle differentiation causes cyclic alopecia in mice, de Yumiko Saga e outros, poderá ser lido em breve por assinantes da Pnas em www.pnas.org.
Queda genética
fonte: Agência FAPESP

13 comentários:

  1. Olá Surf, excelente essa notícia! Quantas pessoas têm sérios problemas por causa da calvície, inclusive muitas mulheres. Pelo visto estão no caminho certo, e o descobrimento para o tratamento da calvície talvez venha mais rápido agora. Tava na hora.
    Bejos, querido amigo

    Ps: Votei no TOP 30, você desenvolve um belo trabalho aqui e em outros blogs que produz, além de ser um excelente amigo, de todas as horas.

    ResponderExcluir
  2. Curti a notícia!
    Queria saber como faço pra ficar por dentro desse desenvolvimento, das novas notícias sobre esses assunto.

    Não é todos os dias que consigo acessar esse blog.

    Se eu procurar uma dermatologista, devo mostrar pra ela essa reportagem? Mas provavelmente ela não deve saber nada a respeito né...

    meu email é brunovianna@univali.br
    Obrigado.
    Até logo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruno!
    A carga genética que carregamos de nossos pais e mães, tios, tias e até antepassados mais distantes é fator determinante para diversos tipos de patologias (doenças) e anomalias sem maiores gravidade, uma delas é a calvície. Existem hoje disponíveis no mercado farmacêutico, diversos medicamentos que previnem essa ocorrência.
    O importante é destacar que hoje, só fica careca (antes dos 40) quem quer, ou que, infelizmente, não tem recursos para um tratamento especializado.
    Procure sim, sua dermatologista e fale a ela sobre essa notícia, embora eu acredite que ainda levará algum tempo para realização de pesquisas mais avançadas e aplicáveis em seres humanos.
    Não desanime, caso tenha possibilidades financeiras, procure outros especialistas, que estejam mais atualizados e que, principalmente, atuem na área da alopecia (perda de cabelos permanete).
    Fique atento à publicação dessa revista:
    Proceedings of the National Academy of Sciences
    Caso não entenda o idioma, traduza-o com um tradutor WEB.
    Fique antenado, repito, atualmente a pessoa só fica careca se quiser, inclusive há tratamentos alternativos.
    Uma outra dica importante, e essa é para as meninas também: não lavar os cabelos todo o dia, isso enfraquece o couro cabeludo, e não abusem de cremes e tinturas, isso, com o tempo, detona seus cabelos.

    Cuide-se bem, e fique ligado nas informações da rede!

    ps: a galera que quiser dar uma força ao Desabafaki, pode dar uma votadinha no TOP 30, já que me inscreveram com atraso, mas dá para ir para as cabeças... só para ficar no assunto

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu blog, e da atenção que você tem com seus leitores, para mim isso é que diferencia a interatividade e o sentido de comunidade, parabéns! O voto já tá lá
    []s

    ResponderExcluir
  5. to salvo! :D rsssssssss

    ResponderExcluir
  6. Não concordo com "só fica careca (antes dos 40) quem quer".
    Ainda não existe um tratamento! O finasterida ou minoxidil, quando dão algum resultado, é mínimo.
    O implante é uma porcaria - eu já fiz. Mesmo com as técnicas mais novas não fica natural, além de ficar uma cicatriz enorme!
    Procure em outros sites e veja o depoimento dos carecas, gente que foi a dermatologista, que tentou todo tipo de remédio... Pq vc acha que ainda existe artistas ficando careca?

    ResponderExcluir
  7. Não acho ruim ser careca, mas é bom pros que não se sentem satisfeitos com isso, ou tem a auto-estima baixa e fazem "de tudo" pra "resolver este problema".

    ResponderExcluir
  8. meu pai q vai adorar..ja imaginou o velhinho cabeludo..kkk

    ResponderExcluir
  9. Link add no Mosaico da Psicologia.
    Obg pela parceria,um Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Não sei porque se gastar tempo e dinheiro se pesquisando algo tão fútil como fazer crescer cabelo. Qual a utilidade do cabelo? Esquentar a cabeça, acumular caspa ou seborréia, deve ser. Comecei a ficar calvo aos dezoito anos, nunca tratei ou me preocupe, desde os vinte raspo diariamente a cabeça com gilete que fica brancona e lisinha, e garanto: nunca cabelos me fizeram a menor falta.

    ResponderExcluir
  11. Marcos
    Sim, acredito que para uns o cabelo não faz tanta importancia, mas para a maioria sim.
    Na realidade só importa os cabelos a quem necessita eu por ex. gosto de ter meus cabelos cuidados, pios melhora minha aparencia, ou seja combina comigo.
    Isto é muito pessoal, por isso vejo que o anúncio do nosso colega (anonimo de 10/09/09) não tem nenhum efeito, egoísmo puro da parte dele.

    ResponderExcluir

Sua visita é sempre bem-vinda! Obrigado :-)