Despencam as visitas nos blogs e a desmotivação aumenta - Depois das seguidas mexidas nos algorítimos do search Google, milhares de blogueiros viram, num piscar de olhos, anos de trabalho jogados no lixo do esquecimento. Dizia-se, que seria melhor para a experiência do usuário, porque seriam selecionados apenas blogs e sites com "conteúdo", além de outros quesitos, como a rapidez do carregamento, entre outros tantos detalhes.

Bem, então começamos a procurar nos adequar à essa situação, fazendo cursos de SEO, publicando artigos inéditos, ou ainda, matérias exclusivas ou de interesse contínuo, caprichando no visual do blog, na sua velocidade. Gastando rios de dinheiro em domínios próprios, hospedagens caras, que garantissem a tal da "experiência do usuário". Muitas vezes, migramos para outras plataformas, de Blogger para WordPress, na tentativa de "melhorar" a indexação, devido à imensa gama de plugins (os bons pagos, evidentemente), que nos ajudassem a melhoria da velocidade do carregamento das páginas, suas imagens, javascript, css, etc., etc., etc.

Passados alguns meses após a última "mexida" do search google, as coisas parecem mais feias do que jamais foram. Os blogs não conseguem se estabilizar, ficando suas estatísticas parecendo iô-iô, vai e volta, sobe e desce, nada que nos dê certeza de que vai melhorar. Nada que nos dê incentivo para continuar tentando. Não há mais aquela expectativa, como antes, de que tal artigo, postagem, vá bombar, porque nem sequer consegue-se visitas suficientes para a tal "análise do conteúdo", como se um robô, por mais aperfeiçoado que fosse, pudesse entender de psicologia, por exemplo. As redes sociais encontramos assuntos bem superficiais, tratando de temas muitas vezes fúteis e sem o tal do "conteúdo", do tipo uma imagem com um texto dentro. Frases da semana, de famosos, de incentivo, de adeus, de bom dia, de aniversário, de tristeza, etc., portanto, pelo menos para mim, não impulsionam tanto assim as visitas aos meus blogs.

Enquanto isso, do outro lado da linha, vemos prosperar blogs do tipo "copy - paste", que inundam os primeiros lugares das páginas de pesquisa. Ou, ainda, blogs de piadinhas mais repetidas que os acontecimentos dos infindáveis BBBs.

Monetização? Nem pensar, as receitas caem na mesma ou maior proporção que as visitas. A desmotivação é gigantesca, mas parece que as vozes não gritam em uníssono para que algo seja mudado. O silêncio e a inércia tomam conta da maioria dos antigos blogueiros, talvez com medo de serem punidos, e perder o pouquinho do público que ainda lhes restam.

Tempos difíceis, e nem venham me falar de SEO, li, ouvi palestras, comprei cursos, assisti vídeos, li centenas de tutoriais, gastei dinheiro que não tinha, somente para me adequar ao tal do algorítimo beija-flor. Não faz juz ao nome, porque o beija-flor é um bichinho que não faz mal a ninguém.

Parece-me que o que importa mesmo é a escravização ao monopólio, coisa que não deveria acontecer, porque sabemos que quando se depende apenas de uma fonte, essa pode vir a secar, tornar-se extremamente seletiva, punitiva e até, como é para alguns, divinizada. Taí, um desabafo, de um blogueiro com mais de 8 anos de estrada, centenas de artigos exclusivos e de interesse coletivo, que viu seu trabalho de todos esses anos ser jogado no lixo ou, deixado para morrer, por inanição.

Até a próxima, se houver!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, estava me sentindo uma náufraga no meio do oceano. Meu blog tinha uma média de 5000 visitas/dia e hoje mal chega as mil e quando chega. Já tentei de tudo, mas em vão...
    É a escravidão imperando no mundo google!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, amiga, desde que se tem um monopólio... manipula-se ao seu bel prazer. Sempre fui favorável a pelo menos dois bons serviços competindo. Pela praticidade e inovação, optei pelos serviços do Google, que não era o primeirão à época. Assim, milhares de pessoas agiram da mesma maneira.

    Acabamos por fornecer a corda para nosso próprio enforcamento....
    Te desejo sorte, para que recupere seus visitantes, nem que seja na marra, porque é assim que mostramos aos "deuses" que não vai ser desta vez, ainda, que irão nos derrubar. Abraço amigo :)

    ResponderExcluir
  3. em tempo... e pensar que esse blog já teve mais de 1200 pessoas online no mesmo instante......

    ResponderExcluir

Sua visita é sempre bem-vinda! Obrigado :-)