O maior desastre natural da história comtemporânea
Entre as décadas de 1950/60, Mao-tsé-tung, líder da Revolução Chinesa, com o objetivo de aumentar a produção de alimentos agrícolas, decidiu que seria necessário eliminar as “quatro pragas”: ratos. moscas, mosquitos e pardais.
Mao mobilizou toda a China, homens, mulheres e, principalmente, um exército de alunos do primário. Formaram-se patrulhas que encurralavam os pardais para um lado e para o outro, de tal forma que não pudessem pousar em lugar algum. Seus ninhos e ovos foram destruídos. Não havia mais nem santuários para se esconderem, tamanho era o número de pessoas em seu encalço.
Com essa medida, muitas outras espécies de pássaros também desapareceram, e com isso toda a agricultura chinesa ficou sem a primeira linha de defesa natural contra os gafanhotos e todo tipo de pragas da agricultura.
Na vã e falsa percepção de que “era necessário dominar a natureza”, essa campanha, associada à outras (cultural, por exemplo, onde se premiava a delação de professores “não coniáveis ao regime), resultou na morte de mais de 30 milhões de pessoas, o que pode ser considerado o maior desastre causado pelo homem à natureza de que se tem conhecimento.
Quem é que é se acha "Deus" (não é que eu acredite) para tentar extinguir uma espécie, tão ou mais importante do que nós, os humanos? Os humanos não contribuiem para nada na vida terrestre, apenas "absorvem" a Natureza e "refazem" uma pequena porção do que tiraram... O planeta estava melhor se não fosse a nossa capacidade de pensar. Se a não se sabe utilizar, não se utiliza.
ResponderExcluir