A malária maligna teria começado a se espalhar pelas regiões tropicais, e depois pelo mundo, há cerca de 5 mil anos, quando a agricultura começou na África.

Um grupo internacional de cientistas identificou o que acreditam ser a fonte original da malária, doença infecciosa que atinge cerca de 500 milhões de pessoas por ano no mundo, causando 1,5 milhão de mortes. A origem estaria em um parasita encontrado em chimpanzés na África equatorial.

Segundo Francisco Ayala, da Universidade da Califórnia em Irvine, e colegas, o parasita teria sido transmitido de chimpanzés para humanos talvez tão recentemente quanto há 5 mil anos. E muito possivelmente a transmissão se deu por um único mosquito.

De acordo com os autores, a descoberta poderá ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra a malária, além de aumentar o conhecimento de como as doenças infecciosas como a Aids, a síndrome respiratória aguda severa (Sars) ou a nova gripe A (H1N1) são transmitidas de animais ao homem.

“Quando a malária é transmitida aos humanos, ela se torna muito severa rapidamente. A doença em humanos se tornou resistente a muitas drogas. Esperamos que nossa descoberta nos aproxime da produção de uma vacina”, disse Ayala.

A málaria maligna, forma mais grave da doença, é causada pelo protozoário Plasmodium falciparum. O parasita é responsável por mais de 80% de todas as infecções e quase todas as mortes causadas pela doença.

Sabia-se que chimpanzés carregam um parente desse parasita chamado Plasmodium reichenowi, mas os cientistas achavam que os dois teriam existido separadamente em humanos e em chimpanzés por pelo menos 5 milhões de anos.

No novo estudo, o grupo examinou diversas novas linhagens do plasmódio encontradas em sangue retirado de chimpanzés selvagens em reservas em Camarões e na Costa do Marfim.

A análise genética feita pelos autores do estudo relacionou a linhagem do Plasmodium falciparum com todas as linhages conhecidas do parasita humano. Como se verificou pouca variação genética entre as linhagens, pesquisadores calculam que a transmissão teria ocorrido em um passado recente, entre 5 mil e 2 milhões de anos atrás.

Fonte: Agência FAPESP – 4/8/2009

2 comentários:

  1. Oie Parceiro, mudei o servidor do banner pois tava caindo, queria te pedir pra mudar o link do meu banner pra não acontecer de ficar quebrado em seu blog. Tem como vc atualizar o link dele? O link novo da imagem é http://i204.photobucket.com/albums/bb122/cinhodj/karadekutia_banner-1.gif

    Abração,
    Márcio Kutia

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Sou Vitor e faço parte do projeto “Dia do Bem Fazer”. Você conhece?

    Dia do Bem Fazer é uma iniciativa que envolve dezenas de ações voluntárias em mais de 50 cidades do Brasil. Ela acontecerá em 16 de agosto, um dia em que qualquer um de nós pode fazer o bem a alguém ou a si mesmo. A data está marcada, mas será apenas o ponto de partida para um movimento maior. E é justamente por isso que estou divulgando este projeto na internet.

    O principal objetivo deste trabalho é motivar as pessoas a adotarem uma causa e realizar alguma ação em prol da comunidade e do bem comum. Para isso, criamos um blog (http://diadobemfazer.wordpress.com) que será um ponto de encontro de todas as iniciativas do bem promovidas pelos funcionários do Grupo Camargo Corrêa, de onde surgiu a iniciativa, e também materiais enviados pelos internautas.

    Além do blog, criamos o Twitter (www.twitter.com/bemfazer) que divulgará informações sobre os preparativos para o dia do Bem Fazer e estimular a participação dos internautas em ações do bem. A ideia é que qualquer um de nós pode aderir a este movimento, o que faz bem a gente mesmo e a quem é ajudado.

    Por meio do Twitter, vamos divulgar também o selo do Bem-Fazer, que representa a força das boas ações e sua capacidade de gerar uma grande corrente do bem.

    Entro em contato com você pois acreditamos que, com sua ajuda, este número pode aumentar. Se você tiver alguma atitude do Bem envie para nós, bemfazer@rp20.inf.br e se inscreva na rede do Bem Fazer no Twitter. Se quiser, também criamos este selo (http://migre.me/4ZP8) para você inserir no seu espaço e ajudar a espalhar essa ideia.

    Qualquer dúvida por favor me avise!

    Um abraço,

    Vitor
    bemfazer@rp20.inf.br
    http://diadobemfazer.wordpress.com
    www.twitter.com/bemfazer

    ResponderExcluir

Sua visita é sempre bem-vinda! Obrigado :-)