O Protocolo de Quioto é um tratado internacional que estabelece compromissos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados como a principal causa do aquecimento global.

Discutido e negociado em Quioto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado o 15 de março de 1999. Logo da ratificação da Rússia em Novembro de 2004, o Protocolo entrou oficialmente em vigor o 16 de fevereiro de 2005.

O Protocolo propõe um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990. Os países signatários terão que colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases entre 2008 e 2012.

O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas nos diferentes ramos econômicos:

* Reformar os setores de energia e transportes;
* Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
* Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
* Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
* Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.

Se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, estima-se que deva reduzir a temperatura global entre 0,02ºC e 0,28ºC até 2050, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008-2012, pois hão comunidades cientificas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5,2% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.

Fonte: http://mudancasclimaticas.cptec.inpe.br

Para baixar o texto oficial na íntegra clique em:

http://www.mct.gov.br/upd_blob/0012/12425.pdf

2 comentários:

  1. Acredito que se todos países sem excessão aderissem ao Protocolo de Quioto e seguirem como uma das metas principais dentro do Estado, hoje poderíamos dizer que no Mundo estaria ocorrendo uma reciclagem na natureza de modo a garantir mais expectativas e qualidade de vida não só para os dias atuais mas como para gerações futuras. Porque somos "natureza pura" como tudo que está a nossa volta, precisamos com muita "urgência" e perseverança nos preocupar com os fatores de preservação do meio ambiente.
    Que também são: separar o lixo, economizar energia e água, consumir de tudo mas sem exageros, utilizar o menos possível sacos plásticos de mercado, denunciar empresas que poluem o meio ambiente, plantar mais árvores, plantar hortaliças e cultivá-las assim estarímaos também colaborando c/ o meio ambiente s/ contar a ajuda de nossa própria saúde, lembrar que quanto mais produtos naturais consumirmos menos lixo iremos produzir (nada de enlatados, etc..) A qualidade de vida depende mais de nossa consientização ( "do certo e do errado" )do que de nossos governantes, os governantes são apenas os que dirigem o que o povo determina, por isso vamos também nos ligar a tudo em nossa volta e agir com consiencia.

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo meu texto anterior:
    Acredito que se todos países sem excessão aderissem ao Protocolo de Quioto e seguirem como uma das metas principais dentro do Estado, hoje poderíamos dizer que no Mundo estaria ocorrendo uma reciclagem na natureza de modo a garantir mais expectativas e qualidade de vida não só para os dias atuais mas como para gerações futuras. Porque somos "natureza pura" como tudo que está a nossa volta, precisamos com muita "urgência" e perseverança nos preocupar com os fatores de preservação do meio ambiente.
    Que também são: separar o lixo, economizar energia e água, consumir de tudo mas sem exageros, utilizar o menos possível sacos plásticos de mercado, denunciar empresas que poluem o meio ambiente, plantar mais árvores, plantar hortaliças e cultivá-las assim estarímaos também colaborando c/ o meio ambiente s/ contar a ajudar nossa própria saúde, lembrar que quanto mais produtos naturais consumirmos menos lixo iremos produzir (nada de enlatados, etc..) A qualidade de vida depende mais de nossa consientização ( "do certo e do errado" ) do que de nossos governantes, os governantes são apenas os que dirigem e o que o povo é que determina pois se o fizermos nossos filhos também serão igual a nós (quem sabe um deles será um governante?), por isso vamos também nos ligar a tudo em nossa volta e agir com consiencia.

    ResponderExcluir
:) :)) ;(( :-) =)) ;( ;-( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ $-) (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer
Click to see the code!
To insert emoticon you must added at least one space before the code.

Sua visita é sempre bem-vinda! Obrigado :-)