A missão Kepler da agência norte-americana espacial, confirmou hoje a primeira descoberta de planeta potencialmente habitável para humanos. O planeta recém-confirmado, Kepler-22b, é o menor já encontrado a orbitar no meio da zona habitável de uma estrela semelhante ao nosso sol. O planeta é cerca de 2,4 vezes o raio da Terra. Os cientistas ainda não sabem se Kepler-22b tem uma composição predominantemente rochosa, gasosa ou líquida, mas sua descoberta é um passo importante para a descoberta de planetas semelhantes à Terra. (NASA)

                                                  lançamento do Kepler em 2009

O Kepler - 22b, foi encontrado numa região onde pode existir água. Nessa área, puderam ser encontrados aproximadamente 1000 candidatos a planetas, quase o dobro das expectativas da missão.

Pesquisas anteriores sugeriam a existência planetas do tamanho da Terra, em zonas habitáveis, mas com essa confirmação tornou-se clara todas as evidências. Dois outros pequenos planetas que orbitam estrelas menores e mais frias do que o nosso sol, recentemente foram confirmados nas bordas zona habitável, com órbitas mais próximas de Vênus e Marte.


"Este é um marco importante no caminho para encontrar gémeo da Terra", disse Douglas Hudgins, cientista do programa Kepler na sede da NASA em Washington. "Os resultados de Kepler continuar a demonstrar a importância das missões científicas da Nasa, que visam responder a algumas das maiores questões sobre o nosso lugar no universo."

Mais informações poderão ser conseguidas no site da NASA (em inglês)

0 comentários:

Postar um comentário

Sua visita é sempre bem-vinda! Obrigado :-)